Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
 LG SONORIZAÇÃO

ONLINE
1






LGSONORIZAÇÃO®

Soluções em Áudio

Locação de Som

Instalação e

Manutenção

ARTIGOS

 

A Importância da Acústica e Sonorização na Igreja

Durante visitas em diversas igrejas confirmo a cada dia o seguinte fato: A sonorização é o último assunto a ser tratado nas igrejas (isso quando ela é tratada).

Certa vez li um artigo do Mestre “Áudio” Soares digo, Aldo Soares, que me fez refletir sobre o texto bíblico de Romanos 10:17,  “...a fé vem pelo OUVIR a palavra de Deus...” por isso deveríamos em nossas igrejas incluir o áudio na lista dos dez mais. O artigo dizia mais ou menos assim: Na hora de construir contratamos o engenheiro, arquiteto, nos preocupamos com a mão-de-obra e  se vai ficar bonito, na hora do som vamos à loja e conversamos com o vendedor. Cultura de pedreiro, disse o Mestre.

Fico imaginando quando estou em determinadas igrejas (quase todas) o tempo que o Pastor leva para preparar as mensagens, quanta oração também. E os irmãos da música? Nem se fala. Horas de ensaios, preparo dos instrumentos... Para quê se os equipamentos de som são ruins e o operador vai chegar em cima da hora além de não saber o que está fazendo e jogar fora todo o trabalho? Outro dia imaginei ser aquele amigo que convidamos a anos para ir fazer uma visita em nossa igreja e quando ele vai não entende nada do que foi falado ou cantado.

Tenho vivido nesses últimos anos em busca da mudança dessa triste realidade, reunindo conhecimentos para poder orientar líderes, músicos e toda a igreja e ajudá-los a entender que o OUVIR que o texto diz é de ENTENDER . Estamos ficando surdos dentro de nossos templos com o som forte demais e afastando os que estão fora e querem entrar. Estamos forçando as autoridades a criar leis que determinem o nível de pressão sonora fora e dentro dos templos. E eu, certo de que o som fraco ou forte... é de qualidade zero, continuo na luta.

Gustavo Macedo

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. Marcos 12:30

 Entre em contato - LGSONORIZAÇÃO -          lgsonorizacao@ig.com.br

 

Noções Básicas

 Quando estamos numa igreja, num teatro, ou num show, ouvindo um belo som estéreo vindo das caixas acústicas, não nos preocupamos com o que foi preciso fazer, ou com o que aconteceu, para que aquele som chegue aos nossos ouvidos. Mas é preciso que muita coisa aconteça...   Os vários sons, de cada um dos microfones e de cada um dos instrumentos, precisam ser misturados para que possamos ouvi-los todos de uma vez. Esse é o papel da mesa de som, fazer a mistura e permitir que alguém a controle. A mesa se som fornecendo em sua saída um único “som” com todos os outros misturados. Só que a aparelhagem, o tamanho do local, a arquitetura, e muitos outros fatores, também influenciam no som. Para compensar essas influências, entram em cena o equalizador e alguns outros equipamentos periféricos. E também têm aqueles equipamentos que tiram os chiados; dão uma “freada” nos vocais, oradores e instrumentistas mais empolgados; os que produzem efeitos como a sensação de se estar num estádio, quando se está em uma sala pequena, ou de se estar em uma sala pequena,quando se está num salão de grande porte; os que...   No final, “essa história toda” tem que chegar a nossos ouvidos. Para isso existem os amplificadores e as caixas acústicas. Pronto! Aquele belo som estéreo da primeira frase já está chegando aos nossos ouvidos que, a essa altura, já imaginam um pouco do que foi preciso fazer para que isso acontecesse.
Que tal conhecermos melhor esses equipamentos? Saber como ligá-los e, principalmente, como
manuseá-los?

Apostila Básica de Áudio - Filippo Valiante Filho    02/12/2010

Entre em contato - LGSONORIZAÇÃO -          lgsonorizacao@ig.com.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------


 

 

 

 

 

 

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis